1

Memórias Trabalhistas



Criada em 1941, a Justiça do Trabalho da 2ª Região é, desde a década de 50, a maior do país. Seja em número de processos, de servidores ou de magistrados. Desde sua inauguração, a 2ª Região viu a quantidade de juntas/varas crescer, sua jurisdição diminuir e o número de processos apenas aumentar.

Atualmente, o TRT-2 conta com 217 varas e 94 cargos de desembargadores e mais de 5 mil servidores. Se os números impressionam, as histórias mais ainda.

Ao longo dos anos, o TRT-2 foi palco de grandes histórias e inesquecíveis personagens. E agora, quase 80 anos depois, o Centro de Memória do TRT-2 vê-se na privilegiada posição de pesquisar, descobrir e divulgar as histórias por trás desse grande Regional. Nossa missão é conectar as peças desse enorme quebra-cabeça. Com o apoio de servidores e magistrados, ativos e inativos, o Centro de Memória segue na missão de localizar documentos, descobrir acontecimentos, checar informações, entrevistar pessoas e recontar a rajetória do maior tribunal trabalhista do país - e das pessoas que ajudaram a construí-lo.

Para entender melhor a história do TRT-2, descobrir e relembrar acontecimentos e conhecer a trajetória de colegas e ex-colegas, acesse a plataforma Memórias Trabalhistas.

Clique aqui para ler o que já foi publicado. E se o assunto sobre o qual você tem interesse não foi abordado ainda, mande uma mensagem para o Centro de Memória. Nosso trabalho fica ainda mais rico se pudermos contar com a sua colaboração.